terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Plantas e Plantio


Plantas e plantio
Se quiser que uma planta se desenvolva bem, faça algumas averiguações antes de planta-la. Ela é adequada ao tipo e a textura do solo do local escolhido? Receberá a quantidade certa de luz solar e sombra? O tamanho da planta é adequado, ou poderá crescer  demais? Combinará com todo o ambiente,ou o tamanho, e a forma e a cor das flores serão mais adequados a outro canto do jardim? Escolhida a planta, empregue tempo e cuidados no preparo do solo.
Vamos lá!
Materiais condicionadores do solo
Cavar e revolver a terra poderá melhorar a textura do solo até certo  ponto, mas para melhorar a textura, quantidades de nutrientes, drenagem ou retenção de umidade é preciso incorporar mateiral adequado antes do plantio.
Textura do solo: Use areia grossa ou cascalho - destinados à horticultura - para melhorar a textura do solo. Cascalho e areia usados como material de construção contém substâncias nociva.
ph do solo: Controle a alcalinidade ou acidez do solo com calcário ou turfa. O calcário aumente o ph e ajuda  a diluir um solo pesado e compacto. Turfa ou substâncias alternativas diminuemo pH, melhoram a retenção da umidade e são muitos úteis em solos leves.
Substâncias que melhoram o solo Fibra de cacau, matéria orgânica, folhas em decomposição e composto feito com cascas de arvore melhoram a retenção de umidade, textura e drenagem. O nitrogênio do esterco melhora a textura e a fertilidade. Utilize sempre esterco bem curtido.

Equipamento básico
Antes de comprar ferramentas, teste tamanho e peso, e  verifique se são praticas. Ferramentas de aço inoxidável não enferrujam, porém são mais caras que as revestidas de aço.
Cultivo: Garfo e pá de mão são excelentes para plantar,retirar ervas invasoras em volta das plantas pequenas e transplantar essas mudas. Enxada holandesa retira ervas invasoras entre as plantas e das fileiras de verduras, e marca sulcos. Para cavar e revolver a terra, são essenciais um garfo grande e uma pá. Use o ancinho para remover o lixo, quebrar a superfície do solo e revolver a terra antes de semear.
Poda: Use uma tesoura de poda para a maioria dos trabalhos. Em podas mais leves, uma faca afiada também é útil para cortar fios.
Rega: Escolha um regador suficientemente grande e que   você possa carregar quando cheio.


(Fonte: "O livro DEFINITIVO de Dicas & Sugestões de JARDINAGEM" de Pippa Grenwood)

Na próxima postagem darei dicas para preparar o solo para o plantio.
Simoni